Berço de muito corredores campeões de corrida pelo mundo todo, o kart tem uma história de pioneirismo, coragem, tecnologia e muita adrenalina.
História
Tudo se iniciou nos Estados Unidos com Art Ingels e Lou Borelli, inventores do kart que, na década de 1950, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, atenderam aos pedidos dos pilotos da Força Aérea Americana que queriam um novo esporte para praticar em suas horas de folga. Além da invenção do Kart, Art criou também o primeiro kartódromo, em 1956, no Sul da Califórnia. Com um motor de um cortador de grama, o primeiro kart foi construído e ganhou o apreço dos mais corajosos, com a primeira corrida realizada em Pasadena, em 1957.
Evolução
Art e Lou, na década de 1950, apresentaram o primeiro kart em uma corrida de carros quando Duff Livingstone se apaixonou pela novidade e construiu dois destes para competir. O local escolhido foi um estacionamento. Como a engenharia era simples, muitos começaram a construir seus próprios karts com kits vendidos, cujas instruções eram até publicadas em revistas. Com o sucesso, alguns iniciaram a fabricação em série. Na década seguinte, com o kart já na Europa, regulamentado e como modalidade esportiva, os fabricantes iniciaram uma corrida para melhorar o desempenho, aerodinâmica, centro de gravidade e o conforto ao praticante, como as montadoras Birel e Tony Kart. Foi a partir deste ponto que o kart passa a ser reconhecido como uma escola para pilotos. A década de 1970 é marcada pela continuidade no aprimoramento. Somente na década de 2000, que o kart evoluiu radicalmente, com motores refrigerados a água e a motorização do câmbio.
No Brasil
Aqui, a fábrica KartMini foi criada na Mecânica Riomar, fundada em 1959, no então bairro Indianópolis, atual Moema, na cidade de São Paulo. A Mecânica Riomar fabricava motores de popa. O piloto Cláudio Daniel Rodrigues procurou a Riomar para a construção do motor 125cc para os Rois Karts. Nos anos 1960, os pilotos Wilson Fittipaldi Júnior, Totó Porto, Cláudio Daniel, José Carlos Pace, Ricardo Achcar e Maneco Combacau disputaram as provas realizadas no Jardim Marajoara. Dessa forma, a KartMini foi fundada e não parou mais de crescer.
Kartódromos no Corredor Dom Pedro
Os Kartódromos das cidades do Corredor Dom Pedro são muito disputados por pilotos de todo o estados de São Paulo por sua excelência nos serviços prestados. São eles:
Kartódromo de Atibaia
Onde: Rodovia Fernão Dias, 47 – Rosário – (11) 4412-5654 – Atibaia.
Itália Kart
Onde: Rodovia D. Pedro I, 124 – Chácaras Contendas – (19) 98446-1515 – Valinhos.
KartFly
Onde: Avenida Senador Darcy Ribeiro, 140 – Jardim Carlos Gomes – (19) 99921-1254 – Campinas.
Pista Kart da Lagoa
Onde: Avenida doutor Heitor Penteado, 329 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas.
San Marino Kart
Onde: Rua Armando Botasso, 1.200 – (19) 99119-9895 – Paulínia.