Estação Ferroviária de Conchal

Estação Ferroviária de Conchal
Antiga estação de trem fundada em 1912 pela Funilense. Foto de Márcio Masulino

A Estação Ferroviária de Conchal pertencia à Companhia Carril Funilense. Criada em 1912, atendia o núcleo colonial denominado na época de Visconde de Parnahyba. Sua construção ficava nas terras da antiga Fazenda Conchal, de propriedade de Alfredo Eduardo de Oliveira, que pertencia à cidade de Mogi-Mirim. Em 1921, a Estação passou a fazer parte da Estrada de Ferro Sorocabana, compondo o ramal Pádua Salles, quando esta comprou a Carril Funilense. A Estação foi desativada em 1960, porém o prédio está bem conservado.

Saudades…

Alguns relatos de moradores que viajaram pelos trilhos da Funilense contam que muitas noites desciam até a Estação para esperar o trem. Normalmente, apenas o senhor Maurício Heremann descia do trem. O senhor Maurício era o homem da entrega das correspondências, dos decretos e das notícias. Os que exerciam essa atividade eram chamados de estafetas. Esperar o trem era o único entretenimento noturno da cidade e todas as noites o ritual era executado pelos meninos de Conchal.


Companhia Carril Funilense

Inaugurada em 1899, a Companhia Carril Funilense foi criada para escoar os produtos agrícolas das fazendas localizadas ao norte de Campinas e para ajudar no assentamento de novas colônias de imigrantes. Seus trilhos cortaram onde hoje estão as cidades de Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Conchal.

Desta forma, essa região estava indiretamente ligada ao Porto de Santos, pois a Funilense chegava a Campinas, depois a Estrada de Ferro Paulista até Jundiaí e de Jundiaí até o Porto de Santos, pela Estrada de Ferro São Paulo Railway.

Em 1929, a Funilense foi encampada pela Estrada de Ferro Sorocabana, e o ramal passou a ser chamado de Ramal Pádua Salles. Com a gestão da Sorocabana, novos investimentos foram feitos nos trilhos e na expansão até Mogi-Guaçu. Foi desativada em 1960 e, seguindo o seu percurso, foi construída a Rodovia Zeferino Vaz – SP-332.

Visite a Estação Ferroviária de Conchal.

Onde: Avenida Manoel Gonçalves Neto, 3138 – Centro.