Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus em Conchal

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus em Conchal
Foto Márcio Masulino

A história da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus caminha com o desenvolvimento da cidade de Conchal.

Início

Em 1906 houve a instalação dos núcleos coloniais para a fixação de imigrantes italianos, alemães, portugueses e russos, nas terras onde hoje está o município de Conchal.  Esses primeiros moradores, em sua maioria, tinham como santo de devoção São Sebastião. Construíram então uma capela sob sua proteção.

Com a emancipação, em 1919, do núcleo para Distrito de Paz pertencente à Mogi Mirim, aumentou ainda mais o número de habitantes. Desta feita, a singela capela, não supria mais as necessidades locais e foi necessária sua ampliação. A nova igreja quando erguida, foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e, em 1921, foi instalada a Paróquia pelo Arcebispo de Campinas, Dom Francisco Barreto.

Celebração

Na quarta sexta-feira do mês de junho celebra-se o padroeiro Sagrado Coração de Jesus. A primeira celebração foi em 1921, quando toda a comunidade participou e assim demonstrou que essa cerimônia ficaria marcada no calendário oficial, tanto é que esse dia foi determinado feriado municipal.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Na Idade Média, a teóloga alemã Santa Gertrudes de Helfta já era devota ao Sagrado Coração de Jesus. Mais tarde, essa devoção teve forte compromisso com a freira francesa da Ordem da Visitação de Santa Maria, Santa Margarida de Alacoque. Segundo Santa Margarida, entre os anos de 1673 e 1675, ocorreram várias aparições de Jesus. No século XIX, a alemã radicada em Portugal, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Drost zu Vischering, pediu, em 1899, ao então Papa Leão XIII que este consagrasse o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

Os santos que tinham o Sagrado Coração de Jesus como devoção eram: São Francisco de Assis, São Luís de Gonzaga, São Francisco Xavier, Santa Teresa de Ávila, São Tomás de Aquino, São Filipe de Néri, Santa Faustina, São Francisco de Sales, São Boaventura e Santo Inácio de Loyola.

Onde: Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus – Praça Dom Barreto / Conchal