Haras, locais atrativos para quem ama cavalos

haras
ENGENHEIRO COELHO – Coudelaria do Sol. Todas as fotos deste post são de Márcio Masulino.

Os haras, que estão em várias cidades do Corredor Dom Pedro, são atrativos para os que amam os cavalos.

O cavalo é um dos animais mais belos e úteis do mundo e, além do cachorro, é o melhor amigo do homem. Desde os primórdios da civilização humana, quando aprendemos a domá-lo, o cavalo nos tem ajudado a habitar diversas regiões geográficas. Além de ser um excelente meio de transporte, também foi instrumento de guerra e indispensável na agricultura. Como exemplos históricos, temos o temível exército mongol e seus guerreiros, montados em ágeis cavalos, assim como os romanos e os egípcios em suas bigas.

O cavalo foi tão importante na construção dos impérios que os cavaleiros formavam uma classe nobre. Eram tão fundamentais que, na era das Grandes Navegações, as naus e as galeras os transportavam até os locais a serem dominados. Foi assim que, no Brasil, os primeiros cavalos chegaram, em São Vicente, na esquadra de Martim Afonso, em 1532.

Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a desenvolver novas raças com o cruzamento de garanhões e éguas selecionadas. Desses cruzamentos, várias habilidades foram transmitidas e assim surgiram cavalos excelentes para vários segmentos.

Em todas as cidades do Corredor Dom Pedro, os haras são atrativos para os que amam esses animais. As raças predominantes criadas nessa região são os lusitanos, os mangalargas e os pampas. Os haras e as coudelarias, além de venderem seus plantéis, oferecem aos visitantes atividades como passeios, cavalgadas noturnas, aulas de equitação e tambor, equoterapia e hospedagem. A maioria dos haras possui uma excelente infraestrutura para que os visitantes possam passar um dia inteiro no local. É muito comum estarmos nas vias públicas e depararmos com uma fila de cavalos e seus cavaleiros e também muitas carroças. Um exemplo curioso, que enfatiza o amor da população pelos cavalos, é a cidade de Bom Jesus dos Perdões, que oferece aos romeiros montados um local especial para abrigar suas montarias.

haras
JACAREÍ – Haras Bonanza.