Localizada em Serra Negra (SP), fazenda inaugura no próximo dia 27 a exposição “O Lado de Dentro”, na qual o fotógrafo Vladimir Souza reúne em 200 fotos cenas da vida dos moradores de uma comunidade do MTST.
Com o objetivo de desmistificar a vida dentro de um acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), a Fazenda Chapadão, localizada em Serra Negra (SP), recebe a exposição fotográfica intitulada “O Lado de Dentro”, do fotógrafo Vlademir F. Souza. A mostra, que estreia em 27 de agosto, reúne cenas do dia a dia do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP).
O projeto “O Lado de Dentro”, nasceu do desejo de alcançar o coração das pessoas e mostrar a realidade como muitos de nós não conhecemos. “Eu escutava as pessoas falando coisas muito ruins do acampamento, que não eram verdade, Então decidi ir para dentro para registrar a realidade”, explica Vlademir.
Cerca de 2.600 pessoas moram hoje no Acampamento Marielle Vive, localizado em Valinhos (SP). Lá, cuidam de uma horta comunitária 100% orgânica, oferecem almoço todos os dias, e as crianças ficam nas creches enquanto os pais trabalham. Um espaço acolhedor com estrutura organizacional bem estabelecida.
Vlademir, que desde seus 14 anos já exibia interesse pela fotografia, decidiu se profissionalizar como fotógrafo aos 44 anos e sempre achou desafiador captar o sentimento das pessoas através da imagem.
O fotógrafo passou um mês no acampamento observando a união da comunidade e conseguiu o registro por meio de imagens que falam por si só e nos trazem uma perspectiva diferente do que imaginamos. “As pessoas precisam entender que ali moram trabalhadores e estudantes que não têm condições de pagar um aluguel. As pessoas criticam, mas se um familiar seu precisar de atendimento médico, pode ser uma enfermeira que mora no acampamento que irá prestar esse socorro”, explica Vlademir.
Para passar essa temporada no acampamento, Vlademir contou com o incentivo de Mara Marques, que faz parte da diretoria da Santa Casa de Valinhos e contruibui com o movimento há 35 anos. “Há muitas pessoas que não procuram enxergar como as coisas são de fato. O trabalho de fotografias é uma tentativa de trazer à tona um pouco dessa realidade completamente diferente e que é necessário para a sociedade pelo menos conhecer um pouco sobre aquelas pessoas”, explica Mara Marques, incentivadora do projeto.
A Exposição estará aberta ao público gratuitamente de 27 de agosto até 30 de setembro, das 9h às 18h, de segunda a domingo. A Fazenda conta com estacionamento gratuito e espaço para almoço e jantar.
Local: Rodovia SP 105 – km 5,5 – Bairro Santo Aleixo – Serra Negra, SP
Instagram da Fazenda: https://www.instagram.com/afazendachapadao/
Instagram Vlademir F. Souza: https://www.instagram.com/vlade_.fotografia/