Praça Ulysses Guimarães

praca ulysses guimaraes
Praça Ulysses Guimarães. Foto Márcio Masulino

A Praça Ulysses Guimarães, em Campinas, está no bairro Jardim Chapadão, que recebeu esse nome por conta da pedreira que ali existia. Essa praça é um centro de laser com muitos atrativos. Sua área possui cerca de 130.000 m² com pista para a prática do cooper, pista para ciclismo, uma arena para espetáculos, estacionamento, quadra poliesportiva, mirante com 30 metros de altura, playgrounds, quiosques, aparelhos de ginástica, pista de skate e uma excelente iluminação. Há também o memorial dedicado ao deputado federal Ulysses Guimarães, inaugurado em 1994, projetado pelo designer Marcos Lalli, pelo arquiteto Fábio Penteado, pelo projetista Valdir Vieira. Na placa dedicada estão os seguintes dizeres: “Não viemos aqui para ter medo”.

Pedreira Chapadão

A Pedreira Chapadão estava localizada na Fazenda Chapadão. Em 1930, começou a extração das pedras de diabásio e basalto. Essas pedras foram utilizadas na pavimentação em grande parte da cidade de Campinas. E também em parte da Rodovia Anhanguera no trecho que liga Campinas a Jundiaí, em forma de brita e paralelepípedo. O encerramento de suas atividades foi no ano de 1975, por pressão dos populares. Depois o espaço aberto se transformou em um lixão até os idos de 1990, quando finalmente a área foi desativada e assim, construído o parque.

Ulysses Guimarães

Ulisses Guimarães (1916 – 1992) foi um dos políticos mais influentes do século XX, conhecido por suas lutas pelo fim da Ditadura Militar, entre os anos de 1964 e 1985. Com vigor, foi um dos criadores do movimento “Diretas Já” que tinha como objetivo a volta da democracia e o voto direto para todas as esferas governamentais. Após a queda de Ditadura Militar foi um dos responsáveis na confecção da Constituição de 1988, até hoje em vigor. Morreu em 1992, em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis, e seu corpo nunca foi encontrado. 

Onde: Bairro Jardim Chapadão – Campinas.