Centro de Meditação Kadampa Campinas

Centro de Meditação Kadampa Campinas

O Centro de Meditação Kadampa Campinas foi fundado em 1988, sendo o terceiro Centro de Darma da Nova Tradição Kadampa instalado no Brasil.

Toda a iniciativa começou após um curso que versava sobre os “Oito Versos do Treino da Mente” realizado em 1996, em Campinas. Assim sendo, discípulos do Venerável Geshe Kelsang Gyatso deram aval para a criação deste Centro Budista. Em homenagem ao Buda da Compaixão, o Centro recebeu o nome de Avalokiteshavara e seu mantra é OM MANI PADME HUM.

Em 2016 se tornou um Centro de Meditação Kadampa (KMC), que é um Centro de Darma Kadampa que serve a comunidade local, nacional e internacional.

Trabalhos

O Centro de Meditação Kadampa Campinas oferece estudos de Introdução ao Budismo e meditação, cerimônias de bênçãos, meditações cantadas, retiros e purificação. Todos os cursos são supervisionados pelo monge Venerável Gen Kelsang Geden, ordenado em 2004, estudioso do Budismo Kadampa.

Venerável Gen Kelsang Geden

Mestre de meditação, Gen Kelsang Geden é um dos mais respeitáveis na tradição do budismo Mahayana. Essa tradição foi criada por Je Tsongkhapa que transformou o budismo Kadampa mundialmente conhecido. Geden frequentou as maiores universidades monástica do Tibete e, sob a orientação de Trijang Rinpoche, seu guru espiritual, passou quase vinte anos em retiros no Himalaia. Também recebeu o título de Geshe que significa “amigo espiritual”.

Dharma

Dharma (Darma em português), é uma referência às religiões nascidas na Índia, também está relacionado aos comportamentos humanos e também significa “O Caminho para a Verdade Superior”.

Kadampa

Ka significa as palavras de Buda; e Dam representa os ensinamentos de Atisha, o Lamarim, fundador do budismo Mahayama, que viveu entre 982 e 1054 a.C..

Budismo

Sidarta Gautama foi um príncipe nascido no atual Nepal, porém sem a certeza da data de seu nascimento, supõe-se que seja entre 563 a.C. e 483 a.C. Criado dentro dos muros de seu palácio, não conhecia a pobreza e nem os problemas humanos que afligiam o ser humano. Quando, pela primeira vez, viu como realmente vivia seu povo, quis procurar uma solução para acabar com todos os sofrimentos. Renunciou o trono e, por meio da meditação conseguiu a “iluminação”.  Recebeu o nome de Buda que significa “O Desperto”. Como toda religião, conforme sua expansão em outros territórios, muitas adaptações são feitas e cismas acontecem. Na do Budismo, temos três vertentes ou três tradições: Teravada, Vajrayana e Mahayana.

Onde: Rua Camargo Pimentel, 620 – Jardim Guanabara – Campinas.