Réplica da Caravela Anunciação

Réplica da Caravela Anunciação
Foto Márcio Masulino

A Réplica da Caravela da Anunciação, embarcação utilizada na esquadra de Pedro Álvares Cabral, está em exposição permanente em um deque na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal. Essa réplica começou a ser construída na década de 1970 e hoje é um dos grandes atrativos turísticos e cartões postais da cidade de Campinas.

A construção

Em uma oficina dentro do Parque Portugal, começou a construção da Réplica da Caravela Anunciação. A ideia foi fazer uma homenagem à colônia portuguesa da cidade de Campinas. Muitos estudos e pesquisas foram feitos, como no Museu da Marinha Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, que proporcionou aos pesquisadores documentos e registros da caravela.  Um dos artistas que confeccionaram a embarcação foi o sergipano e carpinteiro naval, Salvador Alves de Almeida. A obra durou dois anos e foi acompanhada por Portugal, tamanha honra da homenagem. Pesando cerca de noventa toneladas, cinco andares, trinta e oito metros de altura, mais de 350 metros de tecido, mais de mil metros de corda, a caravela colocada na Lagoa do Taquaral no ano de 1972.

Das 13 embarcações que acompanharam Cabral na expedição que culminou com a descoberta do Brasil, três eram caravelas, uma era naveta (uma nau pequena) e nove eram naus.

Caravela portuguesa

A caravela portuguesa foi um feito da engenharia naval na época das Grandes Navegações. Foi pela estrutura dessas embarcações, fez de Portugal um império, com colônias em todos os continentes. Seus canhões alemães mais a pólvora chinesa transformavam as caravelas em verdadeiras armas que assolavam os navios turcos, indianos e árabes. A grande “sacada” do poderio bélico foi entender que os canhões deveriam estar quase na linha d’água para melhor estabilização do navio. A diferença entre uma caravela e uma nau está na dimensão de cada uma. A caravela é menor que a nau, com apenas um castelo na popa.

Onde: Parque Taquaral – Campinas.