Uma imponente edificação de taipa de pilão e pau-a-pique (andar superior), de 1836, e tombada pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Paulo) e pelo Conselho Municipal de Cultura, inicialmente construída para ser a Casa da Câmara e Cadeia de Atibaia, abriga desde 1954, o Museu Municipal João Batista Conti.
João Batista, que empresta o nome ao museu, era um colecionador de arte e peças de valor histórico e junto com o prefeito Walter Engracia de Oliveira, são considerados os idealizadores e organizadores do Museu.
O acervo permanente conta com riquíssimas obras de arte de artistas locais e peças históricas regionais com obras que datam de 1665 em diante. Decretos do Brasil Colônia e Império, peças de numismática, esculturas de Yolando Malozzi e pinturas de Benedito Calixto, fotografias antigas da cidade e de patriarcas, um enorme acervo folclórico entre outras raridades.
O acervo abrange não só a história e produção artística de Atibaia mas também de outras regiões do país.
Yolando Mallozzi é um escultor atibaiano que revelou muito cedo, 8 anos de idade, a sua habilidade e vocação com a modelagem e escultura. Nascido em 5 de julho de 1901 e falecido em 1968 na cidade de São Paulo, o premiado artista tem grande parte de suas obras expostas neste museu.
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 11h30 às17h30.
Praça Bento Paes, s/n – Atibaia
museu@atibaia.sp.gov.br – (11) 4412-7153