A Capela do Avareí, em Jacareí, é um dos mais significativos marcos históricos do Vale do Paraíba.
História
A Capela do Avareí foi construída no ano de 1745 pelos padres jesuítas. Foi no entorno dela que o povoado começou a se desenvolver. Ao seu lado começava o Caminho Velho dos Paulistas, também conhecido como Caminho Geral do Sertão. Mais tarde, essa estrada foi renomeada para Estrada Geral, parte da Trilha dos Guaianases.
Bandeirantes
Com o aval da Coroa Portuguesa para desbravar o interior ou o sertão como falavam na época, os bandeirantes partiam de São Paulo e de muitas cidades do litoral paulista em busca de ouro ou pedras preciosas. As primeiras expedições saíram da então Vila de São Paulo e seguiram até o Vale do Paraíba passando por Jacareí. Quando o ouro foi descoberto em Minas Gerais, esse caminho foi fundamental no abastecimento dos comboios que iam e vinham do interior. Tropeiros com suas mulas e cabeças de gado, bandeirantes, escravos e mercadorias (milho, toucinho, açúcar e aguardente), transitavam, e muitas vezes, paravam e descansavam nos chamados pousos. As condições da estrada eram as mais precárias possíveis.
Com o passar dos anos e pela sua importância no escoamento dos produtos, inclusive do café em seu apogeu, a estrada passou por melhorias o que ajudou muito os caixeiros-viajantes que levavam seus “badulaques” para vendê-los nas cidades que a cortavam.
Quando a Estrada de Ferro do Norte foi inaugurada, a Estrada Geral passou para segundo plano, servindo apenas para os moradores locais se locomoverem.
Trilha dos Guaianases
Essa trilha recebeu o nome de Guaianases por ter sido esse povo indígena que a abriu. Depois o homem branco a ampliou. Ela se iniciava em Jundiaí e partia em direção a São Paulo, chegava ao rio Paraíba do Sul e seguia para Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba até Guaratinguetá.
Onde: Avenida Avareí, 611 – Avareí.