Entre montanhas e planícies, as cidades que compõem o Corredor Dom Pedro contam com áreas perfeitas para a prática de esportes, principalmente os de céu aberto.
Do tradicional futebol profissional, com os times campineiros Guarani e Ponte Preta, até a nova modalidade do birdwatching, tanto moradores como visitantes podem se exercitar e se aventurar.
Em Atibaia, onde os imigrantes japoneses exercem forte influência, a prática de esportes como beisebol, softbol, kendo, judô e gateball revelaram nomes e ganharam títulos nacionais e internacionais.
Quanto a pistas, os kartódromos com seus circuitos bem elaborados, em Atibaia, Campinas e Valinhos, são muito procurados e oferecem dias de competições acirradas. Já para os que curtem uma aventura em campo aberto, as estradas de terra, cheias de obstáculos, subidas e descidas, fazem a cabeça dos amantes do 4×4 e do mountain bike. Para os que amam esportes e também desfrutar a natureza com calma e conhecer todos os seus meandros, há muitos lugares para a prática do cicloturismo e do trekking. Saindo da terra e indo para o ar, o balonismo oferece viagens marcantes. E, para os mais “adrenalizados”, a Pedra Grande, uma das melhores rampas das Américas, proporciona aos praticantes do voo livre o lugar perfeito para suas manobras, em Atibaia.
ATIBAIA – A região do Corredor Dom Pedro conta com pistas especializadas e diversas trilhas para os amantes do motocross. BOM JESUS DOS PERDÕES – Pedra do Coração. Para quem curte um 4×4 contemplativo, a região oferece inúmeros passeios. JUNDIAÍ – Caminhada em trilha na Serra do Japi. ATIBAIA – Paraglider na Pedra Grande.
Um dos diferenciais dessa região é que, em grande parte das cidades, o ar é considerado de extrema qualidade. Então, vale a pena respirar fundo e enfrentar os desafios.
CAMPINAS – Centro de Treinamento de Campinas do Jockey Club de São Paulo.