Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Mogi Guaçu

Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Mogi Guaçu
Foto Márcio Masulino

A Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Mogi Guaçu é a segunda igreja do Brasil dedicada à Imaculada Conceição. Datada de 1650, foi elevada à paróquia em 1740, por iniciativa do bispo Antônio de Guadalupe, do Rio de Janeiro. A Matriz é o marco da fundação da cidade.

Antônio de Guadalupe

Antônio de Guadalupe nasceu em 1672, em Lisboa. Doutor em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra, veio para o Brasil em 1725, já como Bispo do Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros da fé na atual cidade de Barbacena e professou sua fé em várias regiões do Brasil. Voltou para Lisboa e, em 1740, faleceu.

Arquitetura

A construção da Igreja Matriz da Imaculada Conceição é em taipa de pilão e seu estilo arquitetônico é o Barroco Colonial Jesuítico.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Teólogos sempre discutiram a questão de Maria ter gerado Jesus, sendo virgem. Essa discussão perdurou séculos, principalmente na Igreja Ocidental. Porém, em 1304, na Universidade de Paris, uma assembleia convocada pelo Papa Bento XI reuniu os teólogos estudiosos da questão de Maria. Nessa assembleia, João Duns Escoto, franciscano, demonstrou, em sua palestra, a sabedoria de Deus em gerar seu Filho em uma mulher não “tocada”, ou seja, não maculada. Se Maria permanecesse virgem, ela não carregaria o fardo do pecado original, porque o destino de Maria era o de carregar em seu ventre o Filho do próprio Deus. E por Deus ser Onipotente, Ele a preservou.

A partir dessa reunião, Maria passou a ser denominada também como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Porém, o reconhecimento oficial da Igreja só aconteceu em 1854, pelo Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, que declarou: Maria isenta do pecado original. Quatro anos após do reconhecimento oficial, Maria apareceu em Lourdes e disse: Eu Sou a Imaculada Conceição.  O fato da Igreja Ocidental só reconhecer Maria como Imaculada Conceição, não impediu as pessoas erguerem igrejas sob sua proteção. Nesse caso, a fé suplanta o dogma, e foi assim que aconteceu em Mogi Guaçu.

Onde: Praça Rui Barbosa s/nº, Centro