História de Artur Nogueira

História de Artur Nogueira

A História de Artur Nogueira faz parte de um conjunto de ações políticas e econômicas que se iniciou a partir da metade do século XIX.

Primeiros habitantes

A área onde hoje compreende a cidade de Artur Nogueira inicialmente foi habitada por pessoas que vieram da cidade de São Paulo. Essas pessoas chegaram aqui após o período do bandeirismo, que, em suas expedições, descortinaram a beleza e a prosperidade do interior do estado de São Paulo. Assim, partes das terras foram divididas no que hoje deu origem aos bairros da cidade, como: o bairro Mato Dentro era de Francisco Pinto Adorno; o bairro Ribeirão era de Jorge Tibiriçá; o bairro Sertório era de João Sertório; o bairro Sítio Novo era de Fernando Arens; o bairro da Fazendinha era dos irmãos Magalhães; o bairro Taperão era de Pedro da Cunha Claro; a Fazenda Palmeiras era dos Rosas; o bairro Cotrins era dos Cotrins; e o bairro Amarais era dos Amarais.

Núcleos Coloniais

Com a produção do café, da cana-de-açúcar e de outros produtos em alta, era urgente a implantação de uma estrada de ferro que unisse a região do Funil às ferrovias que tinham seus terminais no centro de Campinas, que dali, partiam para Jundiaí e de Jundiaí ao Porto de Santos. Foi então que, em 1890, fazendeiros e governo implantaram a Estrada de Ferro Carril Agrícola Funilense que partia de Campinas e ia até Mogi Guaçu.

Ao mesmo tempo, com o fim da escravidão no Brasil, por iniciativa do Coronel José de Sales Leme foi implantado um programa para a vinda de imigrantes para substituir os alforriados, assim como colonizar e cultivar novas áreas.

Dessa forma os imigrantes possuíam liberdade de culto e também comercializar seus produtos, construir escolas, comércio, entre outros. E assim foi fundado o Núcleo Colonial Campos Sales, este situado onde hoje é a cidade de Cosmópolis. Ao lado das áreas desse Núcleo, a empresa Artur Nogueira & Cia., em 1904, doou uma gleba de terras ao governo do estado para implantação do Núcleo Colonial Seção Artur Nogueira.  Esse novo Núcleo abrigou imigrantes oriundos da Itália, Alemanha e Espanha, que se dedicaram à cafeicultura e depois, à rizicultura (arroz) e à cotonicultura (algodão).

História de Artur Nogueira

Povoado

Com a construção da estação de trem Artur Nogueira da Estrada de Ferro Carril Agrícola Funilense, em uma área chamada Lagoa Seca, comércios, como o de Francisco Cabrino (o prédio ainda existe na rua XV de Novembro), começaram a se expandir e atrair novos moradores como as famílias de: Henrique Steckelberg, Júlio Caetano, José Sanseverino e João Pulz. 

Mudanças durante a história de Artur Nogueira

Em 1916, a Seção Artur Nogueira foi elevada a Distrito de Paz pertencente à Mogi Mirim. E, em 1948, passou a categoria de Município, e como primeiro prefeito, o senhor Severino Tagliari, em eleições realizadas em 1949.