Balneário Municipal Guilherme Carlini, a “Prainha”

O Balneário Municipal Guilherme Carlini, em Arthur Nogueira, é uma das áreas de lazer mais frequentadas da cidade. O local é conhecido como “Prainha”. Revitalizado em 2019, o Balneário passou a ser, outra vez, um ponto de encontro dos nogueirenses.

Com calçamento feito em todo o entorno, o deque em madeira e uma ciclovia, esse espaço garante aos moradores e visitantes, momentos de lazer e a realização dos principais eventos da cidade, como a Expo Artur, Virada do Ano, o encontro de motociclistas, shows, entre outros.

Formação do Balneário

O Balneário Municipal Guilherme Carlini é uma represa da cabeceira do Ribeirão das Três Barras que compõe a bacia do rio Jaguari, com o rio Pirapitingui e os ribeirões: Boa Vista, do Monjolo Grande, dos Pires e também os córregos Cotrins, Espraiado, da Cachoeira, e Manoel Dias (ou do Passo), Sartório, São João, do Pinheirinho, das Pedras, do Quilômetro 14, da Ponte Funda, da Pedra Grande, Laranjal, São José, do Sossego (ou do Jacinto), Bom Retiro, da Figueira, Alegre, Santa Maria, do Taperão e do Mato Dentro. Em Artur Nogueira existem três represas no perímetro urbano: Balneário Municipal Guilherme Carlini, Lagoa dos Pássaros e a do Pesque-Pague Wada.

Preservação

Um dos destaques da história do Balneário Municipal Guilherme Carlini, foi a vontade política e a determinação dos cidadãos que, unidos, conseguiram restaurar uma área que, no passado era uma referência em lazer. Observando as fotos antigas, a “Prainha” era como uma praia literal, com areia, banhos, redes de vôlei etc.

Depois de cerca de vinte anos de abandono, o orgulho bateu no peito quando o senso de preservação falou mais alto e, com muito esforço, devolveu à cidade uma área tão importante para que as futuras gerações também possam desfrutar desse importante paraíso. Não só a população agradece, mas os turistas também!