A Fazenda Montanhas do Japi é datada do século XVIII. As terras da fazenda originalmente abrigavam um acampamento jesuíta que tinha como objetivo a catequização dos indígenas locais. Quando os Bandeirantes adentraram o interior, fizeram dessas terras um assentamento. Na metade do século XIX, os imigrantes chegaram e muitos foram trabalhar nas fazendas. Essa imigração deu uma personalidade diferente ao interior paulista. Outros imigrantes se fixaram nos centros urbanos. Nos anos de 1915, o comerciante italiano Hermes Traldi saiu da cidade de São Paulo e veio para Jundiaí com o intuito de fundar uma fábrica de vinho; o que realmente aconteceu. Vinte e um anos mais tarde, Traldi comprou e uniu 18 sítios e os denominou Fazenda São João das Montanhas. Aqui, cultivou café e videiras, no caso para produzir matéria prima para sua fábrica de vinhos. A área onde as videiras foram plantadas era o Sítio dos Buenos. Esse sítio tem origem no assentamento bandeirante que foi deixado de herança aos seus descendentes que cultivaram café, cana, milho e áreas de pasto.
Já na década de 1970, a fábrica de vinho foi fechada e as culturas de café e uva, encerradas. Hoje, no espaço há plantação de eucaliptos para a produção de celulose e Mata de Transição Atlântica para Cerrado.
O que podemos conhecer
Hoje, a Fazenda Montanhas do Japi é um centro de entretenimento para toda a família. Em uma área de 329 hectares, conta com pastagens, horta, criação de peixes, área de ordenha, pomar, criação de animais, um lago e algumas trilhas. E podemos desfrutar de toda essa natureza passando não só um dia (day use), mas nos hospedando na pousada de cinco suítes, sendo três na Casa de Pedra com saleta de televisão, lareiras, varanda com vista para a montanha e o para o lago. Também há a possibilidade de, durante a semana, reservar toda a Casa de Pedra. As refeições são típicas da culinária de fazenda.
Onde: Avenida Luiz Gobbo, 5.650 – Santa Clara – Jundiaí.