Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior

Jardim Botânico Adelmo Piva - Paulinia
Todas as fotos deste post são de Márcio Masulino

O Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior, localizado na cidade de Paulínia, é um local para apreciar a natureza e conhecer mais sobre as plantas ali cultivadas. Está em uma área de oitenta e seis mil metros quadrados e possui cerca de duzentas e setenta espécies, nativas e exóticas. Ele abastece o Viveiro Municipal com sementes, para plantio na área urbana e adjacências.

Também é um centro de educação ambiental para crianças, jovens e adultos.

Jardim Botânico Adelmo Piva - Paulinia

Ervas aromáticas e medicinais

O Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior é uma referência no estado de São Paulo, na produção de ervas aromáticas e medicinais. Essas mudas são distribuídas para a população e para entidades que necessitam. São temperos e plantas para chás, forração de travesseiros entre outras utilidades. No ato da aquisição das mudas, são dadas as devidas explicações do cuidado de cada uma.

Jardim Botânico Adelmo Piva - Paulinia

Reflorestamento

Na questão das mudas de árvores, também fornecem para empresas que queiram reflorestar alguma área degradada. Para todas as pessoas que recebem essas mudas, explicações sobre os cuidados e manejo de cada planta são repassadas pelos funcionários do Jardim Botânico. Também fornecem para outras cidades.

O espaço

Com muito verde em meio a árvores frondosas, espaços gramados e um lindo lago, o zelo dispensado é perceptível. O Jardim Botânico oferece aos que o visitam momentos de muita paz.

Onde: Rodovia Roberto Moreira, 575 – Jardim Vista Alegre – (19) 3844-4168.

Curiosidade:  Surgimento de Jardins Botânicos

O Jardim Botânico mais antigo do mundo foi o do Templo de Karnac, Egito, do ano 1000 a.C.. Porém, foram os chineses que criaram o conceito de colecionar plantas de vários lugares em um só. Em Pádua, na Itália, em 1533, surge a disciplina Botânica. A partir daí, em toda a Europa foram criados jardins botânicos, com o intuito de colecionar, cambiar e estudar a flora. O primeiro Jardim Botânico do Brasil foi inaugurado no Rio de Janeiro por D. João VI, em 1808.