Os parques construídos nos centros urbanos das cidades do Corredor Dom Pedro são uma excelente opção de lazer, embora essa região esteja rodeada de verde. Além de acessíveis, contam com uma infraestrutura pensada para proporcionar atividades diversificadas, com pista de corrida, campos de futebol, ciclovias, playgrounds, lagos para pesca, quiosques, aparelhos de ginástica, pedalinhos, entre outros equipamentos.
Um dos maiores é o Parque da Cidade, em Jundiaí, com suas pistas de automodelismo e aeromodelismo e onde são ministradas aulas de caiaque. Outro, também chamado Parque da Cidade, está em Jacareí e ocupa a histórica área da antiga Estrada de Ferro do Norte. Também em área histórica está o Parque Municipal Ferraz Costa, na antiga propriedade de Ferraz Costa, em Itatiba. Em Campinas, o Parque Portugal está na área da antiga fazenda cafeeira Taquaral. Outro é o Parque Edmundo Zanoni, que recebe a Festa das Flores e do Morango, em Atibaia.
ITATIBA – Zooparque. VALINHOS – CLT (Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna).
Importante ressaltar os que aproveitaram os elementos naturais já existentes, como o Parque Ecológico Wilson Lozano, em Conchal, e o Parque Ecológico, em Paulínia. O Zooparque em Itatiba é considerado o maior do gênero particular do Brasil. Sua área de 500 mil m² está abrigada em um espaço remanescente da Mata Atlântica.
Os parques, em sua maioria, são locais para grandes festividades e shows. Também abrigam feiras temáticas e recebem eventos culturais e oficinas. Esses “oásis urbanos” são lugares perfeitos para a prática de atividades físicas e garantir a diversão do público.
CAMPINAS – Parque Portugal, popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral PAULÍNIA – Parque Zeca Malavazzi (Parque José Maria Malavazzi), referência de lazer na cidade. ITATIBA – Parque Luís Latorre (Parque da Juventude).