Os Alambiques de Itatiba são um dos grandes atrativos da cidade. As pingas, preparadas com esmero, carregam um tradição de séculos na região.
A cana-de-açúcar foi o primeiro produto, sem ser extrativo, que o Brasil produziu e o colocou na rota do comércio exterior. A maioria das fazendas criadas no interior de São Paulo começou com o cultivo da cana para a produção de açúcar. Em meio aos resquícios do preparo do melaço, surgiu a pinga. Nada muito sofisticado, aliás, muito ruim, na época. Como a bebida caiu no gosto da Casa Grande, o que antes era consumida apenas por escravos e trabalhadores dessas fazendas, ultrapassou os terreiros e foi parar nas mesas dos senhores de engenho.
De lá pra cá, muita coisa mudou. Os teores alcoólicos foram padronizados, a acidez também e o manejo da cana de forma uniformizada. Atualmente, a pinga ou a cachaça é um produto típico brasileiro e os que a produzem estão fabricando mais que uma bebida, está multiplicando a nossa genuína cultura.
Em Itatiba podemos conhecer três alambiques tradicionais que chamam a nossa atenção pelas instalações e pela forma como acolhem os que os visitam. São eles: Alambique Flaibam, Franciscon e Dona Carolina.
Alambique Flaibam
O Alambique Flaibam está no sítio Pirapora. Aqui, eles produzem cachaça e vinho. Nos idos 1984, o senhor Mário Flaibam começou a produzir suas bebidas. Com muita dedicação, a fabricação de suas cachaças e vinhos caseiros são tão procurados que praticamente a família inteira trabalha no alambique. Para ter uma ideia, são vendidos seis mil litros por mês de cachaça em suas três graduações. Para dar conta dos pedidos, tiveram que arrendar terras vizinhas para aumentar o cultivo da cana-de-açúcar. Como uma típica cachaçaria do interior, o charme fica por conta do sabor e da simpatia dos Flaibam.
Onde: Rodovia Romildo Prado, km 12 – Tapera Grande – (11) 4594-1221.
Cachaçaria Franciscon – Delícias da Cana
A Cachaçaria Franciscon produz cachaças, vinhos, licores, doces e sucos que são vendidos em seu quiosque Delícias da Cana. Assim como a maioria das cachaçarias, cultiva sua própria cana-de-açúcar.
Onde: Estrada Nemésio Dario dos Santos, chácara 25 – Moenda – (1) 4538-7710.
Cachaçaria Dona Carolina
A Cachaçaria Dona Carolina é um dos atrativos do Hotel Fazenda Dona Carolina. Esse hotel foi uma antiga e promissora fazenda de café. Aqui, foi preservado o local onde as cachaças ainda são produzidas e envelhecidas em tonéis de carvalho escoceses. Não só a bebida é vendida como também um passeio pela história da cachaça é oferecido.
Onde: Estrada Municipal Manoel Stefani, km 39,5 – (11) 4534-9100.