O Espaço Cultural Museu do Vinho em Jundiaí é muito interessante. Já da estrada nos chama a atenção, pois, o que vemos é um tonel de vinho gigante com seis metros de altura! Se esse tonel fosse realmente para armazenar vinho, teria a capacidade de 110 mil litros! É impressionante. Porém, sua utilidade é outra. Foi concebido para abrigar o Museu do Vinho. O Espaço Cultural Museu do Vinho está no Complexo Villa Brunholli. Muito visitado, aqui encontramos um acervo inestimável de peças e aparelhos da vitivinicultura de quando os Brunholli começaram a fabricar vinho. Além disso, também há grande parte de documentação e fotografias tiradas ao longo dos anos, formando uma linha do tempo. Contribuições das famílias Spiandorello, Fontebasso, Marquezin e Bronzeri, agregaram mais identidade cultural ao Museu. Inaugurado em 2002, é um verdadeiro tesouro, não só das origens da fabricação de vinho no Brasil, mas também da vida dos imigrantes italianos e seus labores.
Rota da Uva de Jundiaí
O Espaço Cultural Museu do Vinho está localizado na Rota da Uva, também conhecida como Rota do Vinho de Jundiaí. Esse trajeto passa pelos bairros de Caxambu, da Colônia, da Toca e da Roseira, na estrada que liga Jundiaí a Jarinu. Aqui, podemos conhecer viniculturas que estão abertas para visitação, e melhor, para degustação. São toneis e mais toneis com inúmeras variedades de vinhos de diferentes uvas, fabricados com séculos de tradição italiana na arte desta milenar bebida. Além dos vinhos, a maioria das Adegas oferecem seus quitutes e embutidos, também tradicionais da gastronomia italiana: doces, compotas, geleias, antepastos e pães, feitos artesanalmente.
Conhecer Jundiaí também é voltar ao passado que tem como marca de sua gente os imigrantes que chegaram aqui e, depois de muitas dificuldades, conseguiram definitivamente suas terras para plantar aquilo que seus antepassados faziam de melhor.
Onde: Avenida Humberto Cereser, 5900 – bairro Caxambu – Jundiaí.