A Estação Ferroviária de Jacareí foi uma das estações da Estrada de Ferro do Norte e, por meio dela, muitas riquezas nacionais, como o café, foram escoadas para o mercado internacional.
Estrada de Ferro do Norte
Com a produção do café em alta, tanto na região de Campinas como no Vale do Paraíba, fazendas produtoras do grão necessitavam de um novo meio de transporte. Não era mais possível o escoamento da safra ser feito em lombo de mulas e carroças até chegar aos portos de Santos e Rio de Janeiro. Nesse período D. Pedro II, aos moldes dos países mais desenvolvidos, inaugurou a primeira ferrovia do Brasil: Estrada de Ferro D. Pedro II. Essa ferrovia integraria todas as regiões brasileiras. Ela foi inaugurada em 1858 com o trecho que ligava a cidade do Rio de Janeiro até a atual cidade de Queimados.
A partir daí, muitos outros trechos foram construídos até que, em 1863, a ferrovia chegou ao Vale do Paraíba fluminense na cidade de Barra do Piraí. Mais ao sul, em 1867, foi construída a Estrada de Ferro São Paulo Railway, que ligava o Porto de Santos a Jundiaí. Portanto, havia um vácuo de linhas férreas no Vale do Paraíba paulista e fluminense. Fazendeiros dessa região se reuniram e formaram um consórcio para a construção de uma linha férrea que ligasse São Paulo a Estrada de Ferro D. Pedro II. Essa linha denominada Estrada de Ferro Do Norte, saía da Estação do Brás na cidade de São Paulo e, após estendida, chegava a Cachoeira Paulista.
Estação Ferroviária de Jacareí
Construída em 1876, a Estação de Jacareí pertencente a Estrada de Ferro do Norte trouxe para o município desenvolvimento e prosperidade. O prédio original foi demolido e o atual construído em 1925. Com a desativação da ferrovia em 1996, a estação caiu no abandono. Em 2000 foi restaurada assim como os trilhos em frente à Estação. Atualmente o prédio abriga a Fundação Cultural de Jacareí. Uma das gratas lembranças dessa estação era o famoso “biscoito flor”, da tradicional fábrica de “Biscoutos Jacareí” que era vendido no local.
Onde: Praça Raul Chaves – Centro – (12) 3953-3452.