Fauna, riqueza e diversidade na região leste do Vale do Paraíba

fauna
Graxaim. Todas as fotos deste post são de Márcio Masulino.

A fauna da região leste e do Vale do Paraíba do Estado de São Paulo é rica e diversa. Com as inúmeras iniciativas de preservação do meio ambiente e com a criação de áreas de conservação e a conscientização da população em geral, os animais estão conseguindo sobreviver às ameaças representadas pelo desenvolvimento humano.

Nessas duas regiões, encontramos uma variedade de felinos, primatas, répteis, insetos, cervídeos, aracnídeos e aves. Dentre os animais de grande porte, podemos destacar a jaguatirica e a onça-parda que, no passado, foram amplamente caçadas por representarem perigo para os animais das fazendas e pelo valor de suas peles, e hoje são protegidas e estudadas por vários projetos do ICMBio.

Os primatas são aqui representados pelo macaco-bugio, o macaco-prego e, com risco de extinção, o sagui-da-serra-escuro. Outro animal interessante que encontramos é o cateto, também conhecido como porco-do-mato por se assemelhar ao javali.

Quando falamos em répteis, as cobras e os lagartos são os grandes atrativos. As cobras cascavel, jararaca, coral-falsa, coral, caninana, cipó, entre outras, criam um colorido perigoso, porém belo, entre o solo, os ribeirões e as árvores. Entre os lagartos, o teiú é muito comum de ser encontrado e muitas vezes invade os jardins das casas.

Outros invasores de jardins são os insetos. São milhões deles e cada um com sua função nos ecossistemas, mas, a título de ilustração, destaquem-se as borboletas, as formigas lava-pés, as joaninhas e a temida abelha preta, a mamangava. Em meio aos campos e entre as árvores, com sua graça e leveza, lá está o veado-campeiro, comendo gramíneas e sempre atento ao perigo de predadores. E, observando a fauna da região, vemos as aranhas, entre folhagens caídas e troncos de árvores, como a lenta caranguejeira, a rápida aranha-armadeira e a famosa aranha-marrom. E não podemos esquecer os pássaros, mas esses merecem uma seção à parte.