A Fazenda das Oliveiras em Itatiba é um tesouro do tempo áureo da cultura cafeeira. O café foi o grande impulsionador econômico do interior paulista a partir do século XIX, depois que as fazendas do Vale do Paraíba tiveram um revés produtivo, principalmente pelo esgotamento do solo. Com a chegada do “ouro verde” na região de Campinas, onde terras férteis eram perfeitas para o cultivo do grão, áreas foram doadas ou conquistadas e fazendas produtoras de café surgiram. Anteriormente a esse período, algumas fazendas produziam cana-de-açúcar e algodão e, mais tarde dedicando grande parte de suas terras aos cafezais.
Histórico
A Fazenda das Oliveiras, antes Fazenda “Emídio Elias de Godoi”, datada de 1850, preserva sua história na conservação das edificações típicas de uma fazenda cafeicultora, como o Casarão de 1858 e a capela, onde até hoje são realizados batizados e missas.
Eventos
Além das paisagens típicas de uma fazenda repleta de áreas com mata, atualmente trabalha com eventos comemorativos: casamentos, reuniões corporativas e confraternizações. O restaurante oferece comidas típicas de fazenda.
O que ver
A área da Fazenda das Oliveiras é de seis alqueires. Grande parte dessa área está reservada aos animais domésticos e aves como araras, faisões, pavões, tucanos, entre outros. As crianças também podem desfrutar do playground e passeios a cavalo.
Onde: Rua das Quaresmeiras, 15 – Terras de São Sebastião – (11) 4487-8167.