A Mazzei Cogumelos foi fundada em 2001. A escolha da cidade de Jarinu para implantar o cultivo não foi por acaso, pois a cidade possui um dos melhores climas, além do ar ser mais puro e ter nascentes de água diretas. Com o ambiente propício, a Mazzei Cogumelos mantém uma produção constante sem a necessidade de extração da natureza. O substrato no cultivo é um composto natural, e a não utilização de produtos químicos realça o sabor dos produtos, além de preservar o solo. Os cogumelos produzidos são: Champignon de Paris, Erynguii, Pleurotus dourado, Pleurotus salmão, Portobello, Shiitake, Shimeji branco e Shimeji preto.
Fungicultura
A fungicultura é a produção de fungos medicinais e comestíveis. Ela transforma bagaço de cana, madeira, feno, entre outros resíduos naturais em cogumelos de alta qualidade. O estado de São Paulo é o que mais produz e o que mais consome. Por isso, cada vez mais, os consumidores estão entendendo os benefícios desse alimento.
Segundo a Associação Nacional de Produtores de Cogumelo, no Brasil a espécie mais produzida era o Champignon de Paris em conserva. Porém com a importação desses cogumelos, oriundos de países asiáticos e, consequentemente com preços mais baixos, hoje, os produtores brasileiros se dedicam ao cultivo de cogumelos frescos. De certa forma, a migração para os cogumelos frescos foi uma vantagem para os trabalhadores do setor pelo custo/benefício da produção.
Valores nutricionais
Considerados excelentes alimentos, os cogumelos possuem baixo valor calórico e baixa quantidade de gordura. Em comparação à carne animal, os cogumelos têm alto valor proteico, principalmente os brancos, o que é um excelente alimento para os que adotam a alimentação vegetariana.
São antioxidantes, possuem vitaminas B2, B3, B5 e D, além de potássio (ótimo para os diabéticos, doentes renais, hipertensos e sistema imunológico), fósforo, cobre e selênio (a cada 100g é fornecida a metade da necessidade diária).
Onde: Avenida São Luiz, 448 – Maracanã – (11) 4016-3601.