A Fazenda Ribeirão é considerada uma das mais antigas fazendas preservadas de Jundiaí. Criada no século XVIII foi grande produtora de café e hoje suas terras estão em Área de Preservação na Serra do Japi.
Arquitetura
A construção da casa sede da Fazenda Ribeirão é típica dos anos setentistas com estilo arquitetônico colonial. O mais importante nessa casa é a preservação desse estilo que, diferentemente da maioria das casas sede, essa não sofreu interferências estéticas em sua fachada. Desta forma podemos ver como foram construídas a maioria das fazendas deste período.
Interior
Como a fachada, lógico que com alguns melhoramentos, o interior da casa sede ainda possui mobiliários raríssimos da época de sua decoração original. Isso é uma raridade e uma preciosidade. Tanto é que a fazenda serviu de cenário de alguns filmes de Mazzaropi, tamanha fidelidade.
Atividades
Por estar em meio a uma Reserva Ambiental, a Fazenda Ribeirão é um excelente lugar para oferecer ao público atividades que envolvam a educação ambiental, no caso, o Ecoturismo Pedagógico. Por meio das trilhas aprendemos muito sobre a flora e a fauna locais, sobre a formação da Serra Japi e as águas da Serra. Tudo isso com guias treinados. Também podemos saborear um delicioso café da manhã típico das fazendas.
Educação
Com um espaço ideal para a Educação Ambiental, a Fazenda Ribeira oferece estágios nas áreas de Turismo, Eventos, Gestão Ambiental e conhecimentos sobre Ecoturismo, Turismo Pedagógico e Turismo Rural.
Patrimônio
A Fazenda Ribeirão é um exemplo de preservação e de responsabilidade com o meio ambiente. O que antes foi uma grande fazenda cafeicultora, hoje é símbolo de sustentabilidade que harmoniza cultura, história, ecoturismo e respeito às tradições. São espaços como estes que as novas gerações podem “tocar no passado” e vivenciá-lo de forma lúdica e saudável.
Onde: Avenida José Luiz Sereno, 3300 – Serra do Japi – (11) 4525-0994.