A Fazenda São João (atualmente Fazenda Floresta) tem sua história iniciada com o capitão-mor Floriano de Camargo Penteado, seu primeiro proprietário. Depois a Fazenda passou para Joaquim Ferreira Penteado, o Barão de Itatiba, que passou a seu filho, José Ferreira Penteado até ser repartida entre outros herdeiros.
O casal Sérgio e Amélia Pissolato, donos do então Hotel Fazenda (em Sousas), decidiu expandir seu negócio e, em 1830, comprou o casarão da antiga Fazenda São João (no Bairro dos Limas), que, na época, pertencia a Antônio Carlos Couto de Barros, e o transformou no Hotel Floresta, com nove quartos e funcionando apenas na época de veraneio. Por aqui passaram figuras de prestígio oriundas de Atibaia, Rio de Janeiro e São Paulo. Eram barões, médicos e advogados que vinham em busca do tratamento acolhedor e caseiro em ares típicos de fazenda.
O Casarão
O destaque do local, sem sombra de dúvida, é o Casarão que remonta os tempos iniciais da Fazenda São João. Depois do casal Pissolato, Carlos Biguete, dono do Armazém da Família Biguete foi morar no Casarão. Anos depois, Marcos Feratelis o comprou e o alugou a um padre. Depois virou uma pensão para tratamento de alcóolatras. Até cair em total abandono. Hoje recuperado, o Casarão é um restaurante chamado de Casa da Fazenda que prepara pratos locais.
Atividades
Além do Casarão, os visitantes passam momentos agradáveis com experiências com atividades típicas da fazenda, como: passeio a cavalo, tirolesa, mini sítio, big trampolim, parquinho, passeio de trator, paredão de escalada e oficinas recreativas.
A Fazenda São João – Fazenda Floresta nos remete ao tempo dos antigos proprietários de terras, onde a vida não era fácil, porém era simples. Esse casarão, com arquitetura típica da Casa Grande das fazendas cafeeiras, é um “sobrevivente da história” que está preservado para as futuras gerações identificarem o cotidiano de seus antepassados.
Onde: CAM 365.