A Igreja Matriz de São Pedro, em Engenheiro Coelho, é um ponto de irradiação da fé que, desde sua construção, participa intensamente de todas as atividades religiosas da cidade.
História
O então proprietário da Fazenda Guaiquica, o imigrante belga, senhor Pedro Hereman, iniciou as obras, em 1930, da construção de uma capela dedicada a São Pedro. Passados seis anos, no dia 29 de junho, ela foi inaugurada.
Atividades sociais
Os Forner, família de imigrantes que se estabeleceu em Engenheiro Coelho, foram muito ativos na formação de coral para jovens e em ministrar o catecismo aos domingos.
Festividades
As celebrações de São Pedro eram muito animadas e todos os anos atraiam pessoas das cidades vizinhas. No começo, um padre chegava na véspera, dia 28, e realizava os batismos, escutava as confissões, celebrava a missa e ia nas casas de pessoas acamadas. Depois de todos os atos religiosos, a festa começava com leilões, jogos com prendas e comidas de arraial. No dia seguinte, dia de São Pedro, ao amanhecer os fogos pipocavam no céu, os sinos tocavam, a missa começava, a procissão saia em companhia da Corporação Musical 24 de Junho. E à noite, em mesas dispostas em círculo, as famílias se sentavam para saborear os leitões, carneiros e frangos assados e os jovens vestiam suas roupas novas e, entre olhares, escolhiam seus parceiros para dançarem ao som de duplas sertanejas. O correio elegante dava o “toque” especial na paquera. Os mais ousados pulavam a fogueira e tentavam subir no pau de sebo. Para a preparação das festividades, todos participavam, uns doavam dinheiro e outros doavam trabalho.
A Matriz
Com o crescimento de Engenheiro Coelho somado o sucesso das festividades de São Pedro, em 1964, decidiram construir uma igreja maior no centro da vila. Assim, um ano depois, as obras começaram e, em 1970, a Igreja Matriz de São Pedro foi inaugurada pelo então padre Edson Vieira Lício.
Onde: Av Pedro Forner, 254 – Centro