Coudelaria do Sol, referência em adestramento, equitação de trabalho e salto.

Fotos: Márcio Masulino

A Coudelaria do Sol, localizada em Engenheiro Coelho, foi fundada em 1998 por Daniela Reimann.

História

Antes mesmo de Daniela dar seus primeiros passos, já andava a cavalo no colo de seus familiares, sempre guiada pelo amigo e tratador dos animais de sua fazenda, Roque. Cresceu em meio aos cavalos. A fazenda foi vendida, mas Daniela nunca deixou de amar os equinos e em 1997, foi conhecer um haras, onde conheceu a raça Puro Sangue Lusitano e adquiriu dois cavalos: Naipe WR e a Magnífica do Beirão Filha de Kalifa. E assim, durante um ano aprendeu ainda mais sobre os cavalos Lusitanos. Em 1998, Daniela fundou a Coudelaria do Sol.

Infraestrutura

A Coudelaria do Sol foi construída pensando tanto no bem estar do animal como dos visitantes. Possui redondel, piquetes, picadeiro coberto, pastagens, lanchonete e treinadores de alto padrão. Aqui são realizados o Adestramento Clássico, a Equitação de Trabalho e o Salto.

Adestramento

Também chamado de dressage, o adestramento clássico tem como objetivo a prontidão, disciplina e harmonia nos movimentos. Essa modalidade de adestramento se transformou em esporte olímpico na Olimpíada de Estocolmo, Suécia, em 1912. Com a fundação da Confederação Brasileira de Hipismo, em 1941, aumentou o número escolas de adestramento, de atletas e de cavalos no país. Os primeiros treinadores tinham suas raízes no Exército Brasileiro que já competiam internacionalmente.

Equitação de Trabalho

O que antes era como o cavalo, junto ao seu dono, trabalhava no campo, se transformou em uma competição esportiva, no início da década de 1990. Em 2002, o Brasil e o México foram convidados a participar do Campeonato Mundial realizado em Portugal. Os brasileiros ganharam o campeonato na disputa individual e o vice-campeonato e terceiro lugares na categoria de Equipe, todos com seus cavalos lusitanos. O Brasil também criou esse campeonato e o cavalo Lusitano sempre se sobressai.

Salto

Os caçadores de raposas, na Inglaterra, tinham que, com seus cavalos, ultrapassar obstáculos para poder chegar perto de suas caças. Assim, os cavalos aprenderam a saltar as sebes que dividiam as propriedades e assim se originou essa modalidade do hipismo. O Salto mostra a potência, a força, a velocidade e a obediência.

Lusitano

O cavalo da raça Puro Sangue Lusitano é o mais antigo cavalo de sela do mundo. Séculos atrás, essa raça era utilizada como cavalo de combate por sua coragem, agilidade e inteligência.

Onde: Rodovia SP-332, km 160 – Lagoa Bonita – (19) 3857-9172.