Lagoa do Taquaral, como também é chamado o Parque Portugal

Lagoa do Taquaral
Fotos Márcio Masulino

A Lagoa do Taquaral, como é popularmente conhecido o Parque Portugal, foi inaugurado em 1972.  Localizado no bairro do Taquaral é um dos mais procurados atrativos turísticos de Campinas. Ele está aparelhado com inúmeros atrativos como: pista para caminhadas, bondinho, concha acústica, kartódromo, ciclovia, quadras poliesportivas, planetário etc.

Sua história

Seu nome original é “Lagoa Isaura Telles Alves de Lima”, em homenagem à esposa de Joaquim Bento Alves de Lima, proprietário da Fazenda Taquaral.

A Fazenda Taquaral cultivava café. Seu proprietário, Joaquim Bento Alves de Lima, doou essa fazenda para a prefeitura em 1946, para a construção de um parque municipal e público, denominado Parque Portugal.

Joaquim Bento Alves de Lima nasceu em Tietê em 1875, mudou para Campinas e aqui casou com Isaura Telles, em 1899. Fazendeiro, Joaquim foi um comissário de café em Campinas e Santos. Era sócio da Casa Comissária Café Freitas, Lima, Nogueira & Cia. (conhecida como Casa Telles). Quando se transferiu para a cidade de São Paulo, fundou o Banco do Comércio de São Paulo e com Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, construiu o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

Lagoa do Taquaral

Especificações da Lagoa

São cerca de novecentos e noventa e quatro mil metros cúbicos de água, e 166 mil metros cúbicos de água. Podemos encontrar os peixes tucunaré e tilápia. Aqui, muitos torneios de pesca foram realizados como o “Tucunacamp”.

Também recebeu etapas do circuito do Campeonato Paulista de Wakeboard (esqui aquático com prancha de snowboard). 

Em um deque está um dos maiores castões postais da cidade: a Caravela Anunciação, réplica de uma das embarcações que acompanharam a esquadra de Pedro Álvares Cabral quando do descobrimento do Brasil; construída em homenagem à colônia portuguesa.

Lagoa do Taquaral
Foto Márcio Masulino

Planetário

Esse planetário possui um projetor que, com precisão reproduz o céu de todos os pontos da Terra. Também é uma ferramenta didática importantíssima para o estudo da astronomia, por isso, recebe alunos de todas as séries, que vibram nas viagens espaciais.

Bondinho

O Bondinho, localizado no Parque Portugal, faz um passeio de três quilômetros. Em 1972, a prefeitura de Campinas restaurou e colocou trilhos no entorno da Lagoa Taquaral para revivermos os tempos em que os bondes eram o principal meio de transporte de passageiros. O último bonde a circular no sistema de transporte público cessou suas atividades no dia 24 de maio de 1968.

Onde: Avenida Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral – Campinas.