A Igreja Nossa Senhora do Rosário é o mais antigo prédio da cidade de Itatiba. Foi fundada em 1827, em estilo barroco. Apesar de passar por algumas transformações, é possível, em seu interior, observarmos traços do antigo colonial da época, como o nicho que acolhia a imagem de Nossa Senhora do Belém, padroeira da cidade.
Estilo barroco
O estilo barroco predominou, no Brasil, a arquitetura dos anos coloniais, mais precisamente o início do século XIX. Muito utilizada na construção de igrejas, esse estilo também pode ser observado na arte sacra, em pinturas e conventos. Porém, diferentemente do barroco europeu, o barroco brasileiro foi mais comedido em suas formas e adornos, mesmo porque, a realidade do país era bem diferente e o país era uma colônia.
Nossa Senhora do Rosário
A Virgem Maria, conhecida também por Nossa Senhora, recebeu o epíteto de Nossa Senhora do Rosário quando da sua aparição ao então frade dominicano e fundador da Ordem dos Pregadores, São Domingos de Gusmão, no ano de 1214. O acontecido foi no Mosteiro de Nossa Senhora de Prouille, França. Nessa aparição Nossa Senhora entrega a São Domingos um Santo Rosário. Assim que recebeu o “presente” de Maria, o frade correu para a Catedral de Toulouse para contar o fato aos fiéis. No meio de sua preleção, tremores de terra, raios e relâmpagos acometeram a cidade e, com o Santo Rosário nas mãos, Domingos orou e, milagrosamente a tormenta passou. Com isso, o dominicano foi um dos maiores divulgadores de Nossa Senhora do Rosário, tornando-se santo no ano de 1234.
Esse templo católico é mais uma representação da importância da fé no princípio da urbanização brasileira. No seu entorno, casas e comércios foram se estabelecendo, sendo sua edificação um ponto de irradiação à periferia. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, além da edificação ser a mais antiga ainda em pé, ela é um marco dos primórdios da cidade.
Onde: Praça Comendador Lourenço Alves – Centro.