O Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior, localizado na cidade de Paulínia, é um local para apreciar a natureza e conhecer mais sobre as plantas ali cultivadas. Está em uma área de oitenta e seis mil metros quadrados e possui cerca de duzentas e setenta espécies, nativas e exóticas. Ele abastece o Viveiro Municipal com sementes, para plantio na área urbana e adjacências.
Também é um centro de educação ambiental para crianças, jovens e adultos.
Ervas aromáticas e medicinais
O Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior é uma referência no estado de São Paulo, na produção de ervas aromáticas e medicinais. Essas mudas são distribuídas para a população e para entidades que necessitam. São temperos e plantas para chás, forração de travesseiros entre outras utilidades. No ato da aquisição das mudas, são dadas as devidas explicações do cuidado de cada uma.
Reflorestamento
Na questão das mudas de árvores, também fornecem para empresas que queiram reflorestar alguma área degradada. Para todas as pessoas que recebem essas mudas, explicações sobre os cuidados e manejo de cada planta são repassadas pelos funcionários do Jardim Botânico. Também fornecem para outras cidades.
O espaço
Com muito verde em meio a árvores frondosas, espaços gramados e um lindo lago, o zelo dispensado é perceptível. O Jardim Botânico oferece aos que o visitam momentos de muita paz.
Onde: Rodovia Roberto Moreira, 575 – Jardim Vista Alegre – (19) 3844-4168.
Curiosidade: Surgimento de Jardins Botânicos
O Jardim Botânico mais antigo do mundo foi o do Templo de Karnac, Egito, do ano 1000 a.C.. Porém, foram os chineses que criaram o conceito de colecionar plantas de vários lugares em um só. Em Pádua, na Itália, em 1533, surge a disciplina Botânica. A partir daí, em toda a Europa foram criados jardins botânicos, com o intuito de colecionar, cambiar e estudar a flora. O primeiro Jardim Botânico do Brasil foi inaugurado no Rio de Janeiro por D. João VI, em 1808.