Parque da Cidade – Jundiaí

O Parque da Cidade em Jundiaí é um dos grandes espaços dedicados ao lazer. Em uma área de 500 mil m², está localizado no entorno da represa Acumulação.

Represa Acumulação

A represa Acumulação teve sua história iniciada quando da construção de um reservatório de água, em 1953, no bairro do Horto Florestal. O pequeno reservatório captava água do rio Jundiaí-Mirim. Na década seguinte, a população da cidade e a industrialização aumentaram, por isso houve a necessidade de captação de outros recursos hídricos para abastecer a represa. Assim sendo, foi revertido o rio Atibaia, onde a água é bombeada para o rio Jundiaí-Mirim.  Porém o progresso chegava rápido a Jundiaí, e esse reservatório, mesmo com vários incrementos, não foi suficiente. Então, a partir dos anos de 1990 uma nova represa foi construída, com uma capacidade de nove bilhões de litros d’água, na Rodovia João Cereser, e recebeu o nome de Acumulação.

O Parque da Cidade

Por se tratar de uma grande área, o Parque da Cidade oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer. Planejado de forma a abrigar as mais diferentes áreas de atividades, podemos passar um dia inteiro com a família, pois atrações e diversão não faltarão. Como vimos, a Represa Acumulação é muito grande e, além de sua função de abastecimento para a cidade, também oportuniza a prática de esportes náuticos, como a canoagem, com capacitação oferecida pelo Centro Náutico do Parque. Outras opções são as pistas de corrida e ciclovia, todas iluminadas, com distribuição de bebedouros ao longo dos percursos que chegam a 4.300 metros de extensão.

Aparelhos de ginástica, playground e quadras poliesportivas (duas de vôlei de areia e outra de futebol de areia) também atraem muitas pessoas e grupos.

Pistas de Automodelismo

Um destaque está nas pistas para automodelismo off-road e on-road que são perfeitas para os amantes dessa prática. Impressiona a área destinada e a estrutura montada para receber os apreciadores deste esporte.

Pista de aeromodelismo

Para utilizar este espaço é necessário que o usuário esteja cadastrado junto à Cobra (Confederação Brasileira de Aeromodelismo). Mas mesmo para quem apenas quer observar a destreza dos hobbystas, vale a pena a pena conferir esse espaço. Do Hangar coberto pode-se ver os acertos dos aviões e os preparativos para a decolagem em uma enorme pista pavimentada.
A expressão de satisfação dos pilotos nos faz imaginar a alegria que este esporte proporciona aos adeptos.

Há também lagos, cachoeiras, quiosques e cursos d’água, todos inseridos no Jardim Japonês que foi muito bem elaborado aos moldes dos jardins tradicionais do Japão.

Onde: Rodovia João Cereser, km 66 – Jundiaí.