O Viveiro Terra Nova é o paraíso para os que amam plantas e, em especial, as orquídeas. Situado em Área de Preservação da Serra do Japi, utilizam tecnologia de ponta na área ambiental para todos os processos de cultivos. Nos anos de 1980, o Viveiro teve como iniciativa a compensação ambiental no cultivo de mudas de espécies nativas com o objetivo de reflorestamento de área degradadas.
Bairro Terra Nova
Situado na beira da Área de Preservação Ambiental da Serra do Japi, foi um dos últimos locais a ser habitado em Jundiaí. O bairro Terra Nova foi ocupado pelas fazendas produtoras de café. Seu nome é uma referência à expansão dessas fazendas que precisam de terras novas. Hoje, é um lugar onde podemos apreciar toda a exuberância da natureza restaurada por pessoas, como as do Viveiro Terra Nova, que entenderam que preservar é sempre melhor.
Áreas a conhecer
Orquidário e estufas;
Laboratório de produção de orquídeas in vitro;
Cultivo de espécies de árvores e plantas nativas, com certificação;
Apicultura e seu processo de produção; e
Loja de produtos do Viveiro Terra Nova.
Atividades
Trilha ecológica para o Turismo Pedagógico, com o tema principal na biodiversidade local e cursos de orquídeas, jardinagem, Turismo Rural, entre outros.
Orquídea
A orquídea é encontrada em todos os continentes, menos na Antártida. Muitos as confundem como plantas parasitas, o que não é verdade. Suas raízes enlaçam os troncos das árvores e se alimentam da matéria orgânica. Essa matéria orgânica fica presa nas raízes. As que têm valor comercial são as que possuem flores mais vistosas. Algumas delas, dependendo da rara existência chegam a valer muito. Na Mata Atlântica existem cerca de 1.500 espécies. A orchidaceae é a maior das famílias botânicas existentes no mundo.
Onde: Avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, 4465 – Terra Nova – (11) 4599-9154.