O Museu Municipal do Imigrante, em Louveira está abrigado em uma casa no bairro da Abadia. Aqui, encontramos um acervo doado ou emprestado pelas famílias que povoaram o bairro. Apesar de pequeno, esse museu tem um significado muito importante para a cidade, pois retrata a vida dos imigrantes que aqui chegaram.
Bairro da Abadia
O Bairro da Abadia teve sua origem quando da divisão de uma antiga fazenda cafeeira, tendo como marco, a construção da Capela de Nossa Senhora da Abadia, em 1950. Assim, muitos puderam comprar esses lotes e praticar a agricultura de subsistência.
Imigrantes
Como é sabido, quando o movimento abolicionista ficou mais forte, os cafeicultores do estado de São Paulo junto ao Governa Brasileiro, iniciaram um projeto para trazer imigrantes ao Brasil, a fim de substituir a mão de obra escrava. A Itália, nesse período, na metade do século XIX, passava por muitos reveses, e a área rural desse país sofria uma crise sem precedentes. Desta forma, era uma oportunidade única para esses agricultores virem ao Brasil e assim conseguirem um espaço para trabalhar e também comprar suas próprias terras. Logicamente, nem tudo foi uma maravilha. Muitos que chegaram não foram tratados de forma apropriada e se estabeleceram nas cidades. Outros conseguiram passar os obstáculos e conquistaram suas tão sonhadas terras.
Hoje, os descendentes desses primeiros imigrantes formam a maioria de proprietários de sítios, chácaras e fazendas. O resultado dessa história é que nós podemos desfrutar de todas as delícias produzidas por eles, seja na gôndola do supermercado ou em suas propriedades.
Por isso é que o Turismo Rural em Louveira é tão significativo. E também o Museu Municipal do Imigrante de Louveira! É por causa desses imigrantes que o estado de São Paulo é um grande produtor de frutas e ainda de café. Esse é o legado que nos deixaram.
Onde: Avenida Nossa Senhora da Abadia, 152 – Abadia.