Igrejas de Louveira

Igrejas de Louveira
Igreja de São Sebastião. Foto Márcio Masulino

As igrejas de Louveira guardam a história e o desenvolvimento paulatino da cidade. Nelas, além de preciosidades sacras, a fé dos que aqui chegaram e plantaram suas primeiras sementes, frutificou e com isso capelas e igrejas surgiram para que mais fieis possam expressar sua fé.

Igrejas de Louveira
Igreja Sagrado Coração de Jesus. Foto Márcio Masulino

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Datada de 1939, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem origem quando a imigração italiana cresceu na região e se estabeleceram as margens do rio Capivari, em 1930. Na época, erigiram uma capela dedicada a Santa Cruz, ponto de oração dos tropeiros e dos moradores. Em 1933, um grupo fiel do Apostolado da Oração construiu a Igreja Sagrado Coração de Jesus com a ajuda de toda a comunidade. Com o aumento da população, outra igreja foi construída para poder abrigar mais fieis: a Igreja de São Sebastião.

Onde: Praça Ricardo Steck, 120 – Capivari.

Igrejas de Louveira
Fachada da Igreja de São Sebastião. Foto Márcio Masulino

Igreja de São Sebastião

A Igreja de São Sebastião, em Louveira, é um símbolo da união de seus cidadãos. A começar pelo terreno em que o templo foi construído, doado pela família Steck e recursos vindos da Festa da Uva e de outros eventos. A imagem de São Sebastião foi trazida em 1940, e abrigada na Igreja Sagrado Coração de Jesus até o ano de 1957, quando foi transferida para sua casa definitiva.  Dom Paulo Rolim Loureiro foi quem a inaugurou. Na década de 1990, após uma reforma, foram inseridos elementos arquitetônicos como a torre, os sinos e o relógio, além de obras sacras de relevância na decoração de seu interior.

Onde: Praça Júlio Mesquita, 342 – Centro.

Igrejas de Louveira
Capela Nossa Senhora da Abadia. Foto Evellyn Alves

Capela Nossa Senhora da Abadia

Na década de 1920 chegou ao Porto de Santos uma imagem de Nossa Senhora da Abadia. Ela veio para Louveira por meio de tropeiros e ficou guardada em uma fazenda. Então, trinta anos mais tarde, foi construída uma capela dedicada a Santa. De todas as Igrejas de Louveira, esta destaca-se pela tradicão da Festa da Nossa Senhora da Abadia. Depois da inauguração dessa capela é realizada, todos os anos, essa festa é uma celebração aos imigrantes italianos que se fixaram no bairro Abadia, em Louveira. Nossa Senhora da Abadia é a protetora dos abades que possuem os cargos mais altos na hierarquia de um mosteiro.

Onde: Avenida Nossa Senhora da Abadia, 152 – Abadia.