Se hoje a Festa da Uva acontece em várias cidades do Circuito das Frutas, inclusive em Louveira, foi graças a uma mutação da uva Niágara branca no cruzamento com as variedades Concord e Cassady, quando surgiu a Niágara rosa. O fato ocorreu nos vinhedos de propriedade de Antônio Carbonari e descoberta pelo viticultor Aurélio Franzini, em 1933. A uva Niágara rosa, por seu sabor doce, agradou o paladar dos brasileiros e essa variedade é atualmente uma das mais consumidas, in natura, em vinhos, sucos e geleias. Desta forma, as cidades vizinhas de Louveira, como Jundiaí, Campinas e Indaiatuba, começaram também a produzi-la e mais tarde, Valinhos, Jarinu, Itupeva, Itatiba e Monte Mor. O sucesso de cultivo chegou logo e a atualmente a região é a maior produtora do país.
Homenagem a Niágara rosa
Em celebração a colheita da uva Niágara rosa, em 1934, foi realizada a primeira Festa da Uva na cidade de Jundiaí. Um grande público participou da celebração e assim criou-se uma tradição. Aos poucos, as cidades vizinhas também começaram a promover essas festas. Em Louveira, há 52 anos começou essa tradição. Esse evento ocorre no mês de dezembro e atrai muitos visitantes que se deliciam com os atrativos. Além dos expositores da fruta, shows, pratos típicos, artesanato, quitutes, entre outros, estão abertos ao público que, em um único espaço consegue entender um pouco da cultura louveirense e seus produtos. Aqui, também podemos participar de um tour de Turismo Rural na cidade para conhecer alambiques e vinícolas e suas fabricações artesanais.
A Festa da Uva de Louveira não é apenas uma celebração à fruta. Ela carrega toda uma tradição trazida pelos imigrantes que vieram ao Brasil na esperança de encontrar um lugar para colocar em prática todo o aprendizado que trouxeram de seu país natal. E pelo visto, conseguiram, pois hoje, os descendentes desses imigrantes compõem a base da sociedade brasileira.