O Sítio Registro, em Louveira, pertence à família Gothardi. Desde que são proprietários dessas terras, trabalham na agricultura familiar. Com o desenvolvimento da região e a vinda de muitos turistas, decidiram abrir sua propriedade para receber os visitantes e oferecer seus excelentes produtos artesanais.
História
A história do Sítio Registro remonta ao período em que “registros” sobre mercadorias que transitavam nas estradas do interior do estado de São Paulo eram feitos e, caso necessário, cobrado imposto. A estrada que ligava Porto de Santos a Goiás, cortava justamente as terras do atual Sítio Registro, daí o seu nome.
Pontos de Registros
No Ciclo do Ouro, depois da descoberta de várias minas e com a vinda de muitos garimpeiros, brasileiros e europeus, no século XVIII, a Coroa Portuguesa, proprietária do subsolo brasileiro passou a cobrar um imposto sobre o mineral e as pedras preciosas extraídas. Esse imposto era chama O Quinto, ou seja, uma quinta parte de tudo, o que não deu muito certo, por falta de fiscais e o aumento do mercado paralelo. Em 1716, apesar da negativa do Rei, as câmaras dos municípios de Minas Gerais, passaram a cobrar uma taxa de tudo o que entrava nas áreas de mineração. Os postos de fiscalização eram chamados de Registros. Também havia os pontos denominado Contagens, postos fiscalizadores de víveres. Em São Paulo, esses pontos foram estabelecidos a partir de 1721. Esse sistema de cobrança foi espalhado por todo o Brasil e para muitas outras mercadorias. Os Registros ou Contagens eram construídos em pontos mais estreitos das estradas, próximos aos córregos (abastecimento de água para os trabalhadores) e, de preferência com um desfiladeiro ao lado, tudo isso para evitar a fuga dos que transitavam, principalmente os tropeiros. Nesses postos trabalhavam o administrador, o fiel (trabalhador da Fazenda Real), o contador e alguns soldados.
Atrativos do Sítio
Como podemos ver, o Sítio Registro é um marco histórico. Porém, atualmente, o que mais atrai os visitantes ao local é a oportunidade de ter a experiência do cotidiano rural e tudo o que ele oferece. Os Gothardi, de origem italiana, conquistaram essas terras e colocaram em prática as tradições de seus antepassados na agricultura, na alimentação e nos costumes. Aqui, os produtos são todos artesanais, como a cachaça, os licores, os vinhos, as geleias, os antepastos, as compostas, os maravilhosos queijos e o artesanato.
Para quem quiser desfrutar dessas delícias, o Sítio Registro é o lugar certo.
Onde: Rodovia Romildo Prado, km 6 – Abadia – (19) 3878-1673.