Fazenda Pau D’Alho em Campinas

A Fazenda Pau d’Alho teve sua origem numa sesmaria de Antônio Benedito de Cerqueira César, datada de 1788. Em 1874 essas terras foram divididas e fundadas as fazendas Pau d’Alho, Santa Cândida e Anhumas. A primeira atividade da Fazenda Pau d’Alho foi um engenho de açúcar e, somente no início do século XIX, passou a cultivar o café. Como grande produtora do “ouro verde”, o então proprietário da fazenda, Manuel Carlos Aranha, o Barão de Anhumas, contratou o renomado arquiteto Ramos de Azevedo para amplias e reformar a casa sede da fazenda.

Com a crise oriunda da Quebra da Bolsa de 1929, parte das terras foi vendida. O herdeiro e neto do Barão de Anhumas, em 1948, vendeu 78 alqueires, dentre eles a casa sede, aos atuais proprietários, que transformaram a Fazenda Pau d’Alho em produtora de gado holandês e leite.

A produção atual

O início da criação de gado foi com exemplares existentes na época. Mais tarde, com o aprimoramento das técnicas de manejo e uma parceira com a Faculdade de Veterinária da USP, os resultados chegaram e foram promissores.  Além disso, foi realizada a recuperação do solo com parcerias dos técnicos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiros” – ESALQ; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI; e Instituto Agronômico de Campinas – IAC conseguiram aumentar a produção fazenda mais ainda e a tornaram uma referência de produtividade leiteira.

Mesmo com todo o empenho do que há de melhor em tecnologia agrícola, o passado não foi esquecido. A casa sede foi restaurada e com brilhantismo. Tanto é que, em 2004, abrigou o “Campinas Decor”. Como consequência, a casa sede, seus jardins e arredores, viraram espaço para eventos culturais, sociais e comerciais. Um lugar para conhecermos um pouco do passado glorioso do período que colocou o estado de São Paulo na rota do enriquecimento e na influência política brasileira.

Onde: Rodovia Adhemar Pereira de Barros, km 118,5.

Fazenda-Pau-D'Alho
Capela da Fazenda Pau D’Alho