A Igreja Matriz Imaculada Conceição, em Jacareí, é a primeira da cidade erguida sob a proteção da Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente, era uma capela erguida em 1654. No século XVIII, essa capela foi demolida e, ao lado construída a atual Matriz. O estilo arquitetônico adotado foi o neoclássico, e a técnica de construção utilizada foi a taipa de pilão, no barroco português adaptado ao brasileiro.
Após várias reformas sofridas no século XIX, dos cinco altares folheados a ouro, restaram quatro. Seu altar-mor foi confeccionado em mármore e, entre a nave central e o presbitério, está o Brasão Imperial com as bandeiras do Brasil e do Vaticano. Destaque para a Capela do Santíssimo, ricamente decorada e para as duas torres externas.
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida do Santuário de Aparecida
Uma história muito interessante envolve a antiga Capela Imaculada Conceição, em Jacareí. Segundo relatos dos mais antigos, onde hoje está a Igreja Matriz, do lado de trás havia um enorme brejo que era abastecido pelos rios locais. Nesses rios habitava um monstro que devorava crianças e animais e assustava os habitantes do pequeno povoado. Então, para apaziguar a fera, as pessoas acreditavam que se jogassem a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povoado, esta espantaria o assombro. Foi aí que um padre da antiga Capela criou coragem e arremessou a imagem da Santa no brejo. O que aconteceu depois foi que, em 1717, pescadores que estavam no rio Paraíba do Sul, onde hoje é a cidade de Guaratinguetá, pescaram a imagem. De lá para cá inúmeros milagres aconteceram, a Nossa Senhora Aparecida se transformou na padroeira do Brasil e hoje tem o maior Santuário dedicado a ela.
A Igreja Matriz Imaculada Conceição foi o centro do desenvolvimento de Jacareí e hoje, tanto ela quanto as construções ao seu redor são marcos fundamentais da história jacareiense.
Onde: Praça Padre Anchieta, 150 – Centro.