Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Todas as fotos deste post são de Márcio Masulino

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, a Igreja Matriz de Nazaré Paulista, é uma das personagens principais da história da cidade e é considerada a mais antiga da Diocese de Bragança Paulista.

História

Os fundadores do então povoado de Nazaré Paulista necessitavam construir uma capela. Era o ano de 1676. E o local escolhido foi o ponto mais alto da localidade. Ali, na mais alta montanha, ergueram o templo sob a invocação de Nossa Senhora de Nazareth. As missas, os batizados, os casamentos e a eucaristia só aconteciam quando da vinda de um padre por aquelas bandas. Com a chegada de mais moradores ao povoado, a presença de um padre fixo foi exigida do Bispado do Rio de Janeiro. Em 1682, a capela foi curada e, em 1688, elevada a paróquia, quando recebeu seu primeiro padre fixo, Padre Pantaleão de Souza Pereira.

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Arquitetura

Para descrever como era a Capela nos anos de 1690, transcrevemos aqui o relato do Padre Manoel Cardoso de Lima contido no Livro Tombo n° 1 do então povoado: “Tem a dita Igreja três altares, o altar mor esta na capella mor, e tem três imagens. Uma é nossa Senhora de Nazareth que esta no meio do altar, e santo Antônio que esta da parte do evangelho, e Sam Miguel que esta na parte da epístola; tem sacrário postiço, tem tribuna, tem dois altares colaterais que estam encostados no arco da igreja… Essa igreja é feita de taipa… tem casa do consistório… tem pia batismal que é de pao, tem um sino… não tem torre nem campanário…”.

Como pudemos observar, mesmo nessa época, a capela já era uma edificação com elementos de um templo muito bem construído, em estilo barroco, entalhes em madeira na decoração interna, três altares com imagens vindas de Portugal e até um sino. Depois, com o aumento de fiéis, transformações políticas e as emancipações administrativas, muitas reformas foram feitas na antiga capela até chegar a sua forma atual.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré que está no altar mor, veio de Barcelona, em 1916. Os pilares que sustentam a construção foram confeccionados em estilo romano. 

Desde a sua concepção, a então capela e atual Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, tem a função de unir os moradores da cidade em torno da fé e ser o centro do desenvolvimento da cidade que carrega seu nome.

Onde: Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49 – Centro.