Refinaria de Paulínia

Refinaria de Paulínia
Fotos Márcio Masulinno

A Refinaria de Paulínia – REPLAN é a maior refinaria de processamento de petróleo da Petrobras. Sua produção é de 69 mil m³ por dia, ou seja, vinte por cento de todo petróleo refinado do país, sendo a maior parte de origem da Bacia de Santos, do pré-sal. A REPLAN está ligada aos terminais de São Sebastião, de Barueri, de Guararema, das distribuidoras da Pool Paulínia, da Petrobras Distribuidora e da Liquigás.

História

Em parte das terras da Fazenda São Francisco, doada pelo então distrito de Paulínia, as obras da Refinaria de Paulínia se iniciaram em 1969 e, oficialmente inaugurada, em 1972, o que foi considerado um recorde na instalação de refinarias de petróleo. Paulínia foi escolhida para essa construção por sua localização e facilidades no escoamento da produção. Aqui, passam as maiores rodovias do estado de São Paulo, ferrovias e aeroportos próximos.

Seus principais produtos são: gás liquefeito de petróleo – GLP; diesel; óleos combustíveis; raro; asfaltos; gasolina; coque; querosene de aviação – QAV; fluídos hidrogenados, enxofre; propeno; e asfalto. É fornecedora desses produtos para as regiões de sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, interior de São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. 

Petrobrás

Criada em 1953, pelo Governo Vargas, a Petróleo Brasil S/A nasceu com a missão de explorar petróleo no território nacional. Mas, Getúlio Vargas teve que convencer muitas pessoas para fundar uma estatal dessa monta. Com o slogan “O petróleo é nosso”, de 1946, o então presidente conseguiu que as verbas fossem aprovadas. Então, em 1954, no Rio de Janeiro, a Petrobrás é inaugurada. Suas primeiras refinarias foram instaladas nas cidades de São Francisco do Conde, Bahia e Cubatão, São Paulo, com uma produção de 1,7% do consumo do país. Em 1968, foi criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – Cenpes, com a missão de desenvolver tecnologias para a exploração do petróleo, e se tornou o maior centro de pesquisa da América Latina. Dois anos depois, foi inaugurada a Petrobrás Distribuidora para a comercialização.

Onde: Rodovia SP-332, km 130 – Bonfim – (19) 216-6100.