O Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Campinas, teve sua origem quando, em 1999, o casal Denis Bourgerie e Duzel Frem Bourgerie trouxe à cidade a devoção à Virgem. Escolheram um local em que pudessem fazer seus trabalhos junto à comunidade e levar suas bênçãos aos que nela acreditavam. Começaram construindo a capela dedicada a Maria Porta do Céu em um terreno doado pela prefeitura, em 1986. Entre muitas dificuldades, porém com a fé inabalada, Denis e Duzel, conseguiriam angariar mais fundos e, sem imaginar em tamanha graça, o que era uma simples capela, transformou-se em belíssimo Santuário.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
O artista alemão Johann Schmidtner, em 1700, pintou um quadro de Nossa Senhora que hoje está na capela de St. Peter am Perlach, na cidade de Augsburgo, Alemanha. Schmidtner inspirou-se na fala “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou”, de Santo Irineu, que viveu entre os anos de 130 e 202. Além de Santo Irineu, o artista também procurou outros autores que tinham Maria como estudo e, com isso, realizou sua fantástica obra. No quadro, Maria recebe de um anjo uma fita ou corda cheia de nós de tamanhos diferentes e distâncias irregulares, cujo significado e a nossa consciência em culpa. Em outra mão, Maria dá a outro anjo uma fita com os nós desatados. Na parte inferior do quadro, há uma zona escura, representando a escuridão que domina a Terra. Mesmo assim, um homem é resgatado por um anjo.
O Santuário
Desde a sua fundação, vários devotos do país inteiro que procuram o Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós relatam muitas melhoras em suas vidas, principalmente nos problemas mais difíceis. Aqui, uma atmosfera acolhedora e de muita paz, acolhe os necessitados em busca de resolver suas aflições.
Onde: Rua Estácio de Sá, 466 – Jardim Santa Genebra – Campinas.