Centro Cultural Tao Sigulda

Centro Cultural Tao Sigulda
Todas as fotos deste post são de Márcio Masulino

O Centro Cultural Tao Sigulda, em Jarinu, é um espaço com trabalhos de Tao Sigulda e de muitos artistas brasileiros. Construído pelo próprio Tao Sigulda e sua esposa Tama Sigulda em 1985, tem como objetivo o intercâmbio de obras artísticas por meio de exposições e eventos. Até hoje foram mais de cinquenta exposições e inúmeros cursos.

Apesar do falecimento de seus idealizadores, Tao e Tama Sigulda, o local continua sendo um espaço dedicado à arte, possibilitando aos artistas expor suas obras em seu espaço, que conta também com um anfiteatro ao ar livre para apresentações artísticas (teatro, dança e música).

Tao Sigulda

Tao Sigulda foi escultor, arquiteto, cineasta e pintor. Nasceu na Letônia, em 1914 e estudou artes plásticas em São Petersburgo, na Rússia, no estúdio Romam Sutta. Durante a Segunda Guerra Mundial produziu um documentário retratando as linhas de frente até o ano de 1943. Veio para o Brasil, em 1960, já casado com Tama, porém seria apenas uma pequena estadia, pois o objetivo do casal era se fixar no Canadá. Aqui, no ano seguinte de sua chegada, expôs seus trabalhos na Galeria Prestes Maia, em São Paulo. Gostaram tanto do Brasil, que acabaram ficando. Muito aclamado, Sigulda foi contexto de trabalhos em universidades. Aos 91 anos de idade, teve a grata satisfação de ver dois livros sobre sua pessoa publicados: Arte, educação e projetos de Margaret Brandini Park e Suely Iorio e Tao Sigulda – a arte é a caligrafia da Alma de Heloísa de Aquino Azevedo e Tao Sigulda. Seus trabalhos são de proporções internacionais e estão em países como: Letônia, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Canadá, Austrália, França, Rússia, Itália e, logicamente, Brasil. Faleceu em 2006, em Jundiaí.

Tama Sigulda

Tama Sigulda era polonesa e sempre trabalhou com arte. No Brasil, atuava no Teatro Paulistano, no Instituto Goëthe e na Aliança Francesa. Também era fotógrafa, amante das paisagens do interior, por isso a escolha do local para construir o Centro Cultural Tao Sigulda. Faleceu em 2020.

Onde: Estrada do Mirante, s/n° – Figueira Branca – (11) 4038-7658.